segunda-feira, 25 de maio de 2009

2009: ano da psicoterapia


Vai ser um ano polêmico... os eixos de discussão propostos pelo CFP são interessantes, mas vão deixar muita gente incomodada Brasil afora.

Eu acho que é um passo importante...quem sabe no futuro teremos parâmetros mais rígidos, baseados em pesquisas coerentes para podermos dizer: isso é psicoterapia e isso não é, ou melhor, diante da proposta do CFP: isso é prática clínica de profissionais psicólogos e isso não é... 

O que temos hoje são dois modelos que permitem a entrada de uma qualquercoisa_terapia no mundinho das práticas "liberadas": 
1. antiguidade é posto - se sua abordagem é anterior a própria existência da psicologia como ciência e profissão, logo você está dentro.
2. lobby - sua galera tem um lobby fortíssimo junto às mesas reguladoras-debatedoras-divulgadoras da Psicologia no Brasil, logo você está dentro.

A falta de pesquisas sobre a eficácia das psicoterapias nos empurra para um lugar onde ficaremos impedidos de dizer: esta técnica é melhor do que pular 10 ondas no mar, à meia-noite de uma terça-feira. 

Longe de querer dizer que psicoterapia não serve para muita coisa, principalmente na internet, fora dos espaços de discussão de sala de aula,  a idéia é refletirmos para botar em prática ações e soluções para a psico_bagunça do cenário atual.  Toda profissão regula suas práticas, seus modelos, seus procedimentos, suas técnicas e as diferencia das práticas não aceitas ou não características da profissão (de preferência com embasamento teórico, apoiado em pesquisas). E por que a Psicologia (no Brasil) não o faz de maneira satisfatória? 

Enfim, vamos torcer para este ser um marco de mais seriedade e postura cientifica na condução das nossas ações.

Segue a proposta do CFP e a cartilha com os textos geradores da proposta:

Para discutir o exercício da psicoterapia pelos psicólogos e definir parâmetros mínimos para a atuação da categoria na área, a Assembléia das Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) definiu 2009 como o ano temático da Psicoterapia no Brasil.

Os Textos Gerados apresentam contribuições para a discussão dos três eixos temáticos que devem nortear o Ano: 

Eixo I
A constituição das psicoterapias como campo interdisciplinar

Eixo II
Parâmetros técnicos e éticos mínimos para a formação na graduação e na formação especializada para o exercício da psicoterapia pelos psicólogos

Eixo III
Relações com os demais grupos profissionais

Nenhum comentário: